Bem-vindo!

BEM-VINDO! Você esta convidado a participar desta conversa comigo. Vou contar, informar, reclamar, desabafar, avisar, ou seja, será o nosso espaço para tratarmos dos mais variados assuntos. Por você estar aqui, OBRIGADA!


miércoles, 24 de junio de 2009

DÍA DE SAN JUAN


São João Batista é o único santo que tem uma festa para comemorar o dia de seu nascimento, 24 de junho. Caucagua, Cúpira, Río Chico, Guarenas, Guatire, Santa Lucía, Ocumare del Tuy, Tácata, Cúa y Curiepe destacam-se pela celebração deste dia, o qual faz parte da cultura popular e que mistura tanto o místico quanto o profano.

Curiepe é conhecida nacionalmente como a maior festa do Día de San Juan. No dia 23 de junho, pela manhã, temos o “abriendo boca”, ou seja, o aquecimento dos tambores que ressoam até o dia seguinte. Ao meio-dia, os sinos da Igreja Nuestra Señora de Altagracia e o repique dos tambores anunciam o início da festa. Ao chegar da noite, o povo venera a imagem, no chamado “Primer Velório”, e o povo dança nas ruas até o amanhacer do dia 24. Às 10:00, temos a missa solene em honra a São João Batista, durante a qual todos os tambores silenciam, mas tão logo a missa termine, todos os tambores e danças reiniciam e assim seguem até o dia seguinte, quando a imagem do São João Criança segue em procissão pelas ruas de Curiepe e realiza-se o famoso “encierre del santo”.

Neste último dia, os seguidores de São João despedem-se com oferendas em reconhecimento e agradecimento ao Santo pelas graças obtidas. A dança vista nas ruas tem um forte apelo sensual, na qual o homem provoca a mulher e esta esquiva-se de forma sugestiva e provocadora. Os devotos expressam seu fervor e alegria através de vestimentas coloridas que evocam o período colonial.

São João Batista, considerado o santo protetor dos pobres, concede graças no que se refere à saúde, fertilidade, chuvas para as colheitas e até uma mãozinha para se conseguir namorado e/ou marido.

No hay comentarios: