Se você tem um feriado pela frente ou deseja simplesmente conhecer um lugar interessante e diferente, aqui vai nossa dica.
Quito, cidade fundada em 6 de dezembro de 1534 pelo espanhol Sebastián de Benalcázar com o nome de San Francisco de Quito, é a capital do Equador, a segunda cidade mais populosa do Equador, perdendo apenas para Guayaquil, a capital econômica do país, a segunda cidade importante mais elevada do mundo e a única capital do mundo a ser diretamente ameaçada por um vulcão ativo.
A cidade, construída sobre um platô a leste do vulcão Pichincha, é rodeada por vulcões que podem ser vistos a partir da cidade em um dia claro. Alguns dos vulcões são: Cotopaxi, Sincholagua, Antisana e Cayambe sobre a Cordilheira Central (Cordilheira Real), a leste de Quito, em torno do vale Guayllabamba, e Illiniza, Atacazo, Pichincha e Pululahua da Cordilheira Ocidental, a oeste do vale Guayllabamba. Pichincha possui dois picos:Rucu, Pichincha com 4.700 metros acima do nível do mar e Guagua Pichincha com 4794 metros, o qual está ativo.
A cidade de Quito fica situado aproximadamente 35 km a sul da linha do Equador e a 2850 metros acima do nível do mar. Possui um clima muito ameno, sempre por volta dos 21°C, mas o sol é muito forte, o que exige protetor solar, boné e óculos escuros. Os pontos principais de visitação são: centro histórico, Panecillo, Telefériqo (com q de Quito), que permite o acesso a Cruz Loma, a 4200 metros acima do nível do mar, e Ciudad Mitad del Mundo, monumento à linha do Equador, que divide o mundo em hemisfério norte e sul. Aqui temos a versão européia e a versão indígena, que por sinal é a que está certa em sua indicação da linha que corta o mundo em dois.
O centro histórico de Quito, um dos primeiros lugares do mundo a ser considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO deve ser visitado durante o dia e na sua versão noturna, onde a iluminação dos monumentos e das igrejas propicia uma visão totalmente diferente da cidade.
No Panecillo você poderá deliciar-se com um ótimo jantar e uma vista da cidade que é um verdadeiro cartão postal. A cidade de Quito é privilegiada em sua oferta de restaurantes, bares e cafés, nos diferentes estilos culinários, desde os reconhecidos pela comida típica equatoriana até os especializados em alta cozinha francesa, italiana ou argentina.