Bem-vindo!

BEM-VINDO! Você esta convidado a participar desta conversa comigo. Vou contar, informar, reclamar, desabafar, avisar, ou seja, será o nosso espaço para tratarmos dos mais variados assuntos. Por você estar aqui, OBRIGADA!


viernes, 5 de noviembre de 2010

INGRID BETANCOURT




Em 2008, ao chegar em Cartagena, uma cidade linda e maravilhosa, perfeita para fazermos turismo, fomos "tragados" pela imagem de Ingrid Betancourt.
Nos portões da "ciudad amurallada", um cartaz gigante rogava a libertação de Ingrid, sequestrada desde 2002. A imagem contrastiva de duas fases de uma mesma mulher nos tocou fundo na alma: uma feliz e confiante; outra humilhada, desolada, triste, frágil.
Estavamos viajando a turismo, livres, felizes. Mas sentimos uma profunda revolta em pensar como pode existir tamanha covardia e crueldade no mundo, capaz de infringir toda essa dor aos reféns e familiares dos sequestrados pelos membros das Farc e outras organizações terroristas.
A partir deste momento, criou-se uma ligação difícil de explicar. Buscavamos todas as informações possíveis sobre essa frágil e forte mulher que sobrevivia anos de cativeiro cruel. Acompanhamos a libertação de Clara e de Lucho. Acompanhavamos as ações de Piedad Cordoba e Chávez, as brigas de Chávez e Uribe.
Em 2 de julho de 2008, em Caracas, ao sairmos de um almoço, Patricia e eu estavamos na rua principal de Las Mercedes quando ouvimos na rádio a grande e maravilhosa notícia da libertação de Ingrid e mais 14 reféns. Saímos direto para casa e acompanhamos durante os dias
seguintes todas as notícias transmitidas sobre esse resgate. Choramos junto com Ingrid vendo seu reencontro com a mãe e os filhos, ficamos impressionadas com a clareza e a força de suas falas.
Começamos a ler todos os livros que saíam dos ex-reféns das Farc: Clara, Lucho, os três amaricanos, mas faltava o principal: o de Ingrid. Esse livro saiu agora: "Ingrid Betancourt: não há silêncio que não temine".
O melhor de tudo, tive a oportunidade, graças a minha super amiga Patricia, que me avisou a tempo, de assistir a palestra e obter o autógrafo dela no meu exemplar.
Mais um momento de forte emoção. Uma mulher pequena, com aparência frágil, mas que passa um calor humano, uma paz, uma harmonia, que dá vontade de ficar escutando seu relato durante toda a noite.
Ela é uma vencedora e somos gratos por ter dividido com ela, de nossa maneira, essa vitória sobre a injustiça e a crueldade.


sábado, 4 de septiembre de 2010

SALTO ANGEL

SALTO ANGEL,
este é um paraíso venezuelano imperdível de ser visitado.
Organize-se e vá!!!!!


Você irá amar essa aventura.


Nós fomos e amamos.
Este passeio está gravado para sempre em nossas lembranças....

viernes, 28 de mayo de 2010

JULIO GARMENDIA

JULIO GARMENDIA (Venezuela, 1898-1977) é o escritor venezuelano que introduziu o realismo fantástico na ficção hispanoamericano por meio de seu primeiro livro de contos, LA TIENDA DE MUÑECAS (1927). O primeiro livro de contos fantásticos do argentino Jorge Luis Borges, "Historia universal de la infamia" (1933), foi publicano somente seis anos mais tarde.


A obra de JULIO GARMENDIA só começou a ser valorizada a partir da década de 1950 e reconhecido como um marco na reação literária contra todas as formas monótonas e documentantalistas da ficção do modernismo e "criollismo".


Além das coleções de relatos fantásticos, LA TUNA DE ORA (1951) e LA HOJA QUE NO HABÍA CAÍDO EN SU OTOÑO (1979), ele também concebeu vários estudos críticos, reunidos nos volumes OPINIONES PARA DESPUÉS DE LA MUERTE (1984) e LA VENTANA ANCANTADA (1986).


O conto MANZANITA é extremamente atual, profundo em sua crítica e de narrativa cativante. É uma super dica, podem acreditar.

jueves, 6 de mayo de 2010

RON PAMPERO ANIVERSARIO

O "RON PAMPERO ANIVERSARIO" está entre os melhores do mundo. San Francisco World Spirits Competition reconhece, pela terceira vez, a qualidade e a tradição deste rum venezuelano.
O RUM é uma bebida alcohólica que se obtém a partir da cana de açúcar por fermentação, destilação e envelhecimento, geralmente em barricas de roble. Esta bebida é menciona pela primeira vez em documentos de origem nazarí (antigo reino de Granada), mas com maior consistência, por sua fama entre os marinheiros, em documentos provenientes de Barbado em 1650. Era chamado de "kill-devil" (mata-diabo) ou "rumbullion" (uma palvra de Devonshire, Inglaterra, que significa 'um drande tumulto'). Nas colonias das Antilhas Francesas, sua denominação era "guildive" (modificação de "kill-devil") e posteriormente "tafia", um termo africano ou indígena. Já em 1667 a palavra "rum" estava consagrada, sendo a sua primeira menção oficial datada de 8 de julho de 1661, em uma ordem emitida pelo Governador Geral da Jamaica.
"RUM DA VENEZUELA" é uma denominação de origem controlada e outorgada aos principais "rones de Venezuela", que cumprem com os requisitos de ter, no total de seus componentes, rones com mínimo de dois anos de envelhecimento em barrica de roble branco e 40 graus de álcool anhidro.
Denominação de Origem é um tipo de indicação geográfica aplicada a um produto agrícola ou alimenticio cuja qualidade ou caracterísiticas se devem fundamentalmente e exclusivamente ao quisito geográfico no qual se produz, transforma e elabora. Em outras palavras, é uma qualificação que se emprega para proteger legalmente certos alimentos que se produzem em uma zona determinada em um longo tempo de fabricação ou cultivo.
Os produtores que se acolhem à denominação de origem, se comprometem a manter a qualidade o mais alta possível e a manter também certos usos tradicionais na produção.
Esta denominação permite diferenciar aos "rones venezolanos" dos do resto do mundo.
As marcas de rum que abanderam esta denominação de origem são:
RUM CACIQUE
RUM DIPLOMÁTICO
RUM MUCO
RUM OCUMARE
RUM PAMPERO
RUM SANTA TERESA

martes, 6 de abril de 2010

MOEDA COM NOME

Garanto que vocês não sabem que as moedas venezuelanas têm nomes!!!!!

Mas elas têm e vou contar agora para vocês.

A moeda de 0,05 chama-se PUYA; a moeda de 0,25 é chamada de MEDIO; a moeda de 0,50 é conhecida como REAL e a moeda de 12 1/2 é popularmente chamada de LOCHAS.


jueves, 25 de marzo de 2010

ÁVILA EM CHAMAS


É triste ver os diversos focos de incêndio que o Ávila tem enfrentado ultimamente. No entanto, não podemos negar que as imagens dessas chamas são impressionantes, como comprova a foto tirada pela Ivani e enviada pela Lizete.

lunes, 22 de marzo de 2010

OBRA DE ARTE NA UCV

Se você está sem fazer nada e/ou quer apreciar arte, não deixe de ir passear pelos vários prédios da UCV. Certamente você irá se surpreender, positivamente, com esculturas, paineis, mosaicos que não apenas decoram mas também dão seu testemunho das tendências das artes em Caracas ao longo das últimas décadas.











domingo, 7 de marzo de 2010

JESUCRISTO SUPERESTRELLA



Não percam esse espetáculo. Está MARAVILHOSO. Os cantores, o cenário, o guardaroupa, a iluminação, tudo, tudo, tudo impecável.


A direção geral é de MICKEL HAUSMANN e a produção é de PALO DE AGUA.


Apresentações, até 21 de março, em AULA MAGNA UCV, aos sábados, às 18:00, e aos domingos, às 11:00 e às 18:00.