Bem-vindo!

BEM-VINDO! Você esta convidado a participar desta conversa comigo. Vou contar, informar, reclamar, desabafar, avisar, ou seja, será o nosso espaço para tratarmos dos mais variados assuntos. Por você estar aqui, OBRIGADA!


miércoles, 29 de julio de 2009

EL QUERREQUERRE

Um pequeno presente encontrado nas paredes do Museo de Ciencias Naturales.

ESTAÇÃO BELLAS ARTES



Na terça-feira, fizemos um passeio cultural em Caracas. Decidimos explorar a região da Estação do Metro BELLAS ARTES. Aqui cabe ressaltar que andar de Metro em Caracas é uma ótima opção de locomoção, pois é limpo, seguro, rápido.













Logo ao sairmos da Estação, nos deparamos com um painel significativo e o imponente Hotel Alba. Numa área que corresponde a poucas quadras, temos uma concentração de Museus e Teatros que vale a pena serem visitados.
Nosso roteiro foi: Museo de Bellas Artes e Museo de Ciencias, na Plaza los Museos e Parque Los Caobos. Teatro Teresa Carreño, na final Paseo Colón. Museo de Arte Contemporáneo; Jardín de Las Esculturas;Café del Museo e Hotel Alba, na Av. Bolívar.
Museo de Bellas Artes é a instituição museológica mais antiga da Venezuela, fundada em 1917, na sede da UCV. Na década de 40, ganha sua sede própria, com projeto idealizado pelo arquiteto venezuelano Carlos Raúl Villanueva.
MUSEO DE BELLAS ARTES



MUSEO DE CIENCIAS
TEATRO TERESA CARREÑO
Almoçar em El Café del Museo, ao lado do Hotel Alba, é uma ótima pedida.
Além de deliciarmo-nos com a comida saborosa e o ambiente aconchegante, podemos apreciar as várias obras de artes expostas no caminho até o Café, no Jardín de las esculturas.
EL CAFÉ DEL MUSEO
JARDÍN DE LAS ESCULTURAS
HALL HOTEL ALBA

miércoles, 22 de julio de 2009

EL PUENTE DE LOS LIBREROS





No centro de Caracas, perto da Igreja Corazón de Jesus, pode-se entrar em um mundo mágico. Parece a rua transversal onde Harry Potter comprava seu material para iniciar o ano escolar. É um local de concentração de inúmeras banquinhas de livros novos ou usados. É um gigantesco sebo ao ar livre, ou quase, pois fica embaixo de um elevado.








El puente de los libreros ou el puente de las Fuerzas Armadas ou la Asociación Civil de Libreros Simón Rodríguez (o nome verdadeiro deste lugar) é o “top” dos livros usados, apesar de você conseguir livros novos, também, e que existe há mais de vinte anos.







Sua origem deve-se a um grupo de livreiros ambulantes de Padre Sierra, os quais decidiram estabelecer-se na ponte para poderem estar em contato e fornecerem proteção um ao outro. Este é um negócio que passa de pai para filho, o que torna o ambiente como um casa de uma grande família. Ao chegar, temos a idéia de um total caos, mas pouco a pouco percebemos que as prateleiras estão organizadas por categorias (Historias, Comics, Novelas Erótico-policiales, Santería, Brujería, Derecho, Literatura, Escolares, Filosofía), as quais estão ordenadas em categorias mais simples: Remate, Nuevos y Usados.

Há varias maneiras de se chegar ali, mas o mais tranquilo é pelo Metro, descendo na estação La Hoyada e caminhando duas quadras em direção à ponte. Pode-se ir por camionetica da Avenida Urdaneta.



É um grande programa para quem ama os livros e para quem desejar jogar xadrez, pois ali há o Centro Cultural.

viernes, 17 de julio de 2009

LA CANDELARIA






LA CANDELARIA, declarada “parroquia” em 1703, é uma zona de classe média, comercial, administrativa e cultural. Podemos encontrar aqui importantes sedes governamentais, as sedes principais do Banco Provincial e do Jornal El Universal. É o local onde se está construindo o segundo Centro Comercial Sambil, onde se encontra o Hotel Alba de América (outrora Caracas Hilton), o Ateneo de Caracas e os museus de Bellas Artes, Galeria de Arte Nacional, o Museo de Ciencias e o centro cultural mais importante de Venezuela, o Teatro Teresa Carreño.


La Candelaria foi o local escolhido por muitos dos imigrantes das Ilhas Canárias, bascos, espanhóis e portugueses que chegaram à Venezuela durante o séc. XIX e XX. Mais recentemente, também foi o local escolhido pelos imigrantes chineses e colombianos.







O nome LA CANDELARIA vem da Virgen de la Candelaria, padroeira do referido arquipélago espanhol. Na Iglesia de La Candelaria, frente à praça de mesmo nome, repousam os restos mortais do Dr. José Gregório Hernández.



Esta zona é reconhecida popularmente como um ótimo local para se ir comer, devido ao grande número de restaurantes dedicados à comida espanhola, italiana, criolla, chinesa e internacional. Também está repleta de bares e dos chamados tascas. Um exemplo de ótima comida espanhola é o CERBECERIA Y RESTAURANT LA TERTULIA (Alcabala a Urapal, edif Juan Carlos, telef: 0212-5729757, 0212-5741476).

Desde 2008, a alcaldía del municipio Libertador retirou os vendedores ambulantes (buhoneros) que tinham tomado conta da região, na tentativa de tornar este bairro uma zona turística.



Para chegarmos aí temos a linha METROBÚS via San Bernardino e as estações Bellas Artes e Parque Carabobo da linha 1 do sistema METRO de Caracas.


La Candelaria é o berço do Leones de Caracas BBC, o time de beisebol profissional mais famoso e de sucesso da Venezuela. Mas isto não impede que os habitantes desta zona , talvez por sua ascendência européia, torçam pelo Caracas FC.

lunes, 13 de julio de 2009

CHURRASCARIA SHOW DE CARNES


Churrascaria Show de Carnes

Uma churrascaria ao estilo Boi Preto do Brasil, com o típico rodízio de carnes nobres e aquele conhecido bufê de saladas, queijos, frutos do mar e outros.

A casa é muito bem montada e é dirigida por gente que conhece. A gerência é de Antonio Santos, ex-gerente do Jardineira Grill de São Paulo.

No atendimento das mesas, encontramos vários brasileiros do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás e outros estados, servindo picanha, fraldinha, maminha, cordeiro, costelão e outras carnes.

Show de Carnes fica no Km 50 da Autopista Regional Del Centro, bem visível da estrada.

A churrascaria, por sua qualidade e o ótimo ambiente, tem conquistado os mais exigentes paladares e, aos domingo, tem “cola” até às 6 horas da tarde.

Churrasquería Show de Carnes
Tel. 0416-3440447/ 0212-880-1487
Showdecarnes@gmail.com

Colaboração de Fátima Fabian

viernes, 3 de julio de 2009

EL VENEZOLANO

Castellano, español e venezolano são sinônimos?



De maneira alguma. Mesmo para aqueles que dominam a língua espanhola, ao chegar em Caracas, todos tiveram que aprender o espanhol aqui falado. São palavras, expressões, maneira típica de estruturar a frase e de dar sua entonação. Este é mais um dos atrativos a ser desvendado por nós que aqui vivemos.